Item adicionado ao orçamento


Cinco mitos e verdades sobre Wi-Fi rápido

Cinco mitos e verdades sobre Wi-Fi rápido

Instalar e usar bem um roteador é essencial para conseguir o melhor alcance possível de sinal Wi-Fi. É importante escolher o local ideal, utilizar a frequência correta e ajustar as configurações, entre outras ações. Apesar disso, os usuários ainda podem ter dúvidas sobre como aproveitar ao máximo as redes wireless, e algumas práticas, que podem parecer muito boas, na verdade, não trazem ganho algum.

1. Colocar o roteador no alto melhora o sinal do Wi-Fi

Verdade. O posicionamento do roteador é um fator importantíssimo para o desempenho da rede. Por isso, sempre que for instalar esse tipo de equipamento, observe o possível diâmetro para o sinal da Internet, evitando lugares que coloquem muitos obstáculos à frente do transmissor.

2. Trocar a antena do roteador pode deixar o Wi-Fi mais rápido

Verdade. Se seu roteador possui antenas externas para transmissão do sinal, verifique se é possível substituí-las para impulsionar sua rede. Normalmente, essas antenas são rosqueadas nos equipamentos, o que torna a troca muito simples.

3. Uma latinha de alumínio pode melhorar o sinal de Wi-Fi

Verdade. Uma maneira de direcionar melhor o sinal de sua rede Wi-Fi é anexando uma lata de alumínio aberta como uma espécie de “tela” em volta da antena. O metal da lata reflete as ondas e, de acordo com o posicionamento, poderá intensificar o sinal da rede. Esse “truque” pode ser uma boa opção quando a substituição das antenas não é possível, mas vale ressaltar que alcance da rede não vai aumentar, ele será apenas melhor direcionado.

4. Quanto maior a frequência da rede, maior a velocidade

Mito. É comum que roteadores modernos transmitam o sinal de Wi-Fi em duas frequências: 2,4 e 5 GHz. Esses valores, no entanto, não se referem especificamente à velocidade, e têm mais a ver com o alcance. As redes 2,4 GHz são indicadas para emitir o sinal para distâncias maiores, com maior incidência de barreiras, já que esse tipo de onda atravessa obstáculos com mais facilidade.

5. Aparelhos elétricos e espelhos prejudicam a conexão

Verdade. Alguns dispositivos, como telefones sem fio, babás eletrônicas, entre outros aparelhos que utilizam ondas de rádio, podem comprometer a qualidade de transmissão de seu roteador. Isso acontece porque esses eletrônicos utilizam canais comuns aos roteadores. Por isso, é interessante deixar seu dispositivo em uma posição isolada em relação a outros eletrônicos. Outra dica é habilitar a alteração automática de canais mais utilizados.

Fonte: TechTudo



Publicado em: 04/02/2019

Whatsapp Luc Service Whatsapp Luc Service