Item adicionado ao orçamento


Como limpar a memória RAM e deixar o PC mais rápido

Como limpar a memória RAM e deixar o PC mais rápido

Limpar a memória RAM do PC pode ser útil para deixar o computador mais rápido. Esse componente influencia diretamente no desempenho da máquina, já que é responsável acessar rapidamente os dados do disco de armazenamento, além de realizar a abertura de programas e softwares instalados. Assim, quanto maior a quantidade de memória RAM instalada, melhor tende a ser a performance do computador.

1. Verifique a memória instalada

Primeiro, é importante saber o volume de memória instalada em seu sistema para descobrir se o seu computador atende aos requisitos mínimos para execução. As versões do Windows 7, 8, 8.1 e 10 de 32 bits exigem ao menos 1 GB de RAM para serem executadas. No entanto, o volume recomendado é 2 GB, enquanto o máximo de memória RAM que o sistema será capaz de reconhecer é 3 GB.

2. Reinicie o computador

Sempre que você reinicia o seu computador, todos os dados alocados na memória RAM são apagados. Essa é uma característica comum, já que esses componentes acessam informações aleatoriamente, de acordo com a demanda do usuário. Desse modo, reiniciar o computador faz com que a memória RAM volte ao seu estado mais limpo.

3. Verifique os programas que iniciam com o sistema

Um dos fatores que comprometem o desempenho da RAM nos computadores são os programas que iniciam sua execução junto ao sistema. Muitos deles são essenciais, como os softwares de antivírus. No entanto, é comum que programas que não são utilizados a cada acesso ao PC acabem consumindo parte da memória. Nesse caso, o melhor a fazer é ajustar esses softwares e deixar que apenas os serviços essenciais sejam executados ao logar no sistema.

4. Desinstale o que não for necessário

Embora essa dica pareça óbvia, nem sempre usamos todos os programas que estão instalados no computador. Nesse caso, o Gerenciador de Tarefas pode ser útil para monitorar os softwares que não são mais usados, mas continuam sendo executados e podem impactar o desempenho de seu PC. Além disso, você pode descobrir quais programas fazem um uso muito elevado de RAM e procurar por alternativas mais eficientes.

Claro que esses são alguns passos para quem uma base de entendimento sobre computador, caso você não seja uma dessas pessoas, aconselhamos que procure por nossa equipe técnica, instalar um software de otimização e com orientações mais precisas.

Fonte: Techtudo



Publicado em: 21/01/2019

Whatsapp Luc Service Whatsapp Luc Service