Item adicionado ao orçamento


Quatro coisas que você nunca deve fazer com seu pen drive

Quatro coisas que você nunca deve fazer com seu pen drive

Os pen drives são acessórios que prometem facilidade para muita gente. Com esses dispositivos, o usuário pode transportar seus dados de forma prática entre aparelhos. No entanto, com são usados para manter backups de arquivos importantes ou até mesmo como unidades USB de resgate e restauração do sistema operacional com problemas, os pen drives podem acabar alvos de malwares.

1. Remover o pendrive no meio de uma operação

Uma razão para que o Windows sempre solicite a remoção do pen drive com segurança é impedir que você retire o dispositivo do computador no meio de uma operação de gravação de dados. Há grande risco de perda de dados quando você retira o pen drive do USB durante esse processo. Se a perda de arquivos já é algo ruim, há ainda riscos de que a remoção constante e irregular do acessório cause danos irreversíveis às células que guardam informações.

2. Guardar arquivos descompactados

Há grande chances de que você já tenha pego um vírus de computador por meio de um pen drive que acabou contaminado por um PC de um amigo, da escola ou até do seu local de trabalho. Uma forma eficiente de diminuir as dores de cabeça é procurar sempre manter seus arquivos pessoais em forma compactada na unidade, seja por meio dos formatos .RAR ou .ZIP. Compactados, seus arquivos se tornam menos propensos às infecções, tornando o processo de recuperação do pen drive mais simples e menos estressante.

3. Ultrapassar a vida útil

Em geral, drives USB têm uma vida útil medida na casa dos 5.000 ciclos de gravação. Embora pareça pouca coisa, um drive simples com vida útil estimada para 3.000 ciclos só vai esgotar essa margem depois de quatro anos de uso, admitindo que você faça operações de gravação ao menos duas vezes por dia.

Se você tem um dispositivo especialmente antigo, pode ser importante conferir periodicamente a saúde da unidade com softwares de diagnóstico e evitar deixar arquivos importantes em algo arriscado de morrer pela idade. Essa precaução é especialmente importante se você costuma usar aplicativos tipo “portable”, que rodam sem instalação, a partir do pen drive. Em geral, isso intensifica o desgaste do acessório.

4. Expor a umidade e calor

Pen drives usam componentes eletrônicos que, embora sejam resistentes, ainda são suscetíveis à ação dos elementos. Portanto, evite guardar o drive num lugar muito úmido, ou expô-lo ao calor e luz solar. Se você molhar o pen drive, por exemplo, deixe-o secar bem antes de tentar acessá-lo novamente. Você corre risco de provocar um curto-circuito e acabar queimando a porta USB do computador, caso ainda exista água na unidade.

Fonte: Techtudo



Publicado em: 27/05/2019

Whatsapp Luc Service Whatsapp Luc Service