Item adicionado ao orçamento


Notebook para trabalho: veja dicas para escolher o modelo ideal

Notebook para trabalho: veja dicas para escolher o modelo ideal

Antes de comprar um notebook para trabalho, é preciso entender quais especificações no dispositivo podem somar ou atrapalhar na sua rotina. Vale verificar, por exemplo, qual é o tamanho de tela e o tipo de processador ideais. O processo de escolha passa também por compreender que coisas aparentemente banais, como os atributos do teclado e as conexões disponíveis na máquina, podem influenciar na produtividade.

1. Formato

Comece escolhendo o laptop pelo formato: notebook convencional, ultrafino ou 2-em-1. O laptop comum costuma oferecer o melhor custo-benefício do trio, já que não vem com grandes inovações de design. Além disso, tende a trazer sistema de ventilação melhor para quem precisar exigir mais da máquina em tarefas pesadas.

Ultrafinos podem economizar em especificações como a potência do processador para evitar superaquecimento.

2. Tamanho da tela

Notebooks com tela de 15 polegadas são os mais comuns do mercado e tendem a aparecer com mais frequência em ofertas. No entanto, é preciso estar atento às dimensões totais do computador, pois máquinas com display tão grande assim costumam ser espaçosas demais para caberem em mesas de cafés ou estações de trabalho mais enxutas.

Notebooks de 11″ ou 12 polegadas também podem ser um problema, já que o espaço útil reduzido na tela pode apertar planilhas e documentos. Como isso é algo que pode impactar negativamente na produtividade, o ideal é escolher computadores desse tamanho apenas se houver um monitor disponível no escritório. Em geral, telas de 13″ ou 14 polegadas atendem melhor à maioria das necessidades no trabalho.

3. Resolução da tela

Atentar para a resolução do display é importante não só para quem trabalha com imagens. Telas com mais pixels oferecem conforto maior para os olhos, além de exibirem mais informações no mesmo espaço. Um painel de 13 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels), por exemplo, pode mostrar uma quantidade maior de texto legível do que uma tela de 15 polegadas de resolução HD (tipicamente com 1366 x 768 pixels). Ou seja, mesmo que você não seja um designer, é recomendável optar pelo computador com display de maior definição possível.

4. Conectividade

Qualquer notebook moderno traz um conjunto muito parecido de conectividade sem fio, como Wi-Fi Dual Band e Bluetooth. As diferenças estão mais reservadas à disponibilidade de portas físicas, que é menor em computadores ultrafinos. Alguns modelos do tipo podem vir apenas com conexões USB-C. Lembre-se que, se for esse o caso do seu notebook, será preciso adquirir adaptadores à parte para usar acessórios básicos trivial, como mouse e cabo HDMI, ou conectar o celular para carregar.

7. Processador

Nem sempre é preciso investir no melhor processador para trabalhar. As linhas Core i7 e i9 da Intel, por exemplo, são indicadas apenas para quem precisa editar imagens e vídeos ou lidar com modelagem 3D. Componentes dessa categoria pouco influenciam na velocidade de abertura de editores de textos, planilhas e sites no navegador, por exemplo.

Entre as principais opções do mercado, o Core i5 é o mais equilibrado para qualquer tarefa. O i3 também pode servir bem em trabalhos leves com documentos e e-mail. Por outro lado, chips das linhas Celeron, Atom, Pentium e Core M são mais simples e têm mais dificuldade de lidar com várias abas do navegador ou documentos pesados – relatórios com muitas imagens, por exemplo, podem demorar mais para abrir.

Fonte: Techtudo



Publicado em: 20/05/2019

Whatsapp Luc Service Whatsapp Luc Service