Item adicionado ao orçamento


Empresa alerta para aumento em ataques cibernéticos usando documentos PDF

Empresa alerta para aumento em ataques cibernéticos usando documentos PDF

A empresa de segurança Sonic Wall publicou um alerta informando que a frequência de ataques envolvendo documentos no formato PDF está aumentando: só em março, foram 73 mil ataques. Esse número supera o acumulado de todo o ano de 2018, que foi de 47 mil.

O aumento no volume desses ataques no primeiro trimestre de 2019 é atribuído a uma possível campanha organizada por um mesmo grupo de criminosos de possível origem russa. Porém, a empresa já vinha observando desde o ano passado um crescimento no uso de documentos em formato PDF e Microsoft Office.

Embora seja prudente ficar em alerta ao abrir arquivos PDF recebidos por e-mail, por exemplo, ainda não há indícios de que os arquivos são em si inseguros. Ou seja, o uso de documentos PDF ainda não acarreta nenhum risco e não foi detectada nenhuma vulnerabilidade no formato. O que ocorre é o uso de documentos em PDF para aumentar a eficácia de ataques com conteúdo falso.

Uma das razões para o uso de documentos PDF em golpes é a dificuldade em analisar esses arquivos. Links e conteúdos maliciosos não podem ser analisados da mesma forma que acontece com mensagens de e-mail, por exemplo. Por isso, um criminoso pode preferir anexar ou deixar um link para um documento PDF em um e-mail em vez de colocar o mesmo conteúdo do PDF na mensagem, burlando assim parte das proteções que poderiam impedir o ataque.

Para deixar a vítima mais interessada no conteúdo e oferecido e aumentar a chance de receber um clique, o hacker pode redigir o documento PDF com alguma proposta ou promoção que seja do interesse da vítima.

Fonte: G1



Publicado em: 03/06/2019

Whatsapp Luc Service Whatsapp Luc Service